Oceano…

by

Qual será pior, o entorpecimento pela alienação ou pelo direcionamento? Sim, porque apesar das idiossincrasias (huauhauhauhauha) da juventude (de 16 a 70 anos) eles estão aqui. E reúnem-se ,discutem, debatem, criticam, votam e defendem. Que a máquina partidária, estudantil e associativa banca parte ou todo da viagem é fato. Transformam-se em gado? Grande parte. Mas quando confrontados, levantam a mão, destilam idéias e argumentos, fundamentados ou não. E conseguem, apesar de raras vezes, transpor a direção traçada. Volto a questionar: qual será pior? Participar disso ou o entorpecimento de bares, boates, pseudos-ricos em busca de efêmera felicidade? Fumam maconha? Claro! Serão piores de quem usa álcool, anfetaminas, cocaína e nicotina em suas cidades? Segundo a Organização Mundial da Saúde são os que prejudicam menos a si e aos outros também.

São brasileiros, canadenses, bolivianos, brasileiros, argentinos, uruguaios, brasileiros, italianos, franceses, ingleses, brasileiros… Difusões culturais infinitas. Longe da utopia da perfeição, se adequam a desorganização do evento. Os voluntários (na maioria jovens) sofrem na tentativa de suprir tal carência. Mesmo assim persistem, estão lá. E serão adultos melhores, mais experimentados, vividos. Não enclausurados em shoppings e futilidades, que cultivam a aparência, os adornos e os gracejos de sua hipocrisia. Ganham audiência com piadas vazias amparadas em senso comum.

Um certo mestre ensina que não se pode ver apenas a espuma das ondas. Existe um oceano… Passeata dos Cem Mil. Um grupo de 8 a 10 jovens dança, festeja. Questionados de onde são, declaram: do Movimento Estudantil. De que partido? Fecham a cara, se ofendem. – Do ME (ême é). Não tem essa de partido. Somos apartidários. Discutimos e levamos idéias para os estudantes, para as universidades. – São de humanas? – Prazer, Biologia da UEL.

Ainda há esperança.

Constatação: O Fórum está menos mundial este ano…

Leave a comment